Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38186

Compartilhe esta página

Título: Análise das características pessoais e sociais dos indivíduos em relação ao consumo consciente da água no Agreste pernambucano.
Autor(es): OLIVEIRA, Dayse Noemia de
Palavras-chave: Água - Consumo - Pernambuco; Consumidores - Atitudes; Sustentabilidade
Data do documento: 5-Set-2018
Citação: OLIVEIRA, Dayse Noemia de. Análise das características pessoais e sociais dos indivíduos em relação ao consumo consciente da água no Agreste pernambucano. Caruaru: O Autor, 2018.
Abstract: Considerando a crescente preocupação com a temática sustentável e como isso afeta a sobrevivência da humanidade, assim como a importância que o consumo consciente possui para alcançar o desenvolvimento sustentável, o presente estudo se propôs a analisar as características pessoais e sociais que contribuem para a formação do consumo consciente da água na região do Agreste de Pernambuco. O estudo justifica-se por essa ser uma região marcada por sérios períodos de severa escassez de água. Foi realizado um estudo com uma abordagem qualitativa, já para coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os consumidores de água do Agreste. Em relação à análise dos dados foi empregado a análise de conteúdo. No que diz respeito aos aspectos pessoais, pontos como motivações e valores que levam em consideração a capacidade de consumo da coletividade se mostraram exercer importante influência na formação do consumo consciente da água, assim como uma relação de interdependência entre a natureza e o homem. No que tange os aspectos sociais o fato de ter pessoas em sua rede social que são mais conscientes, que os inspiram a adotar práticas mais sustentáveis, revelou sendo algo que influi de maneira positiva a construção de um pensar consciente ambientalmente. O que pode ser constatado é que cada consumidor teve que desenvolver uma certa consciência em relação a água devido a realidade que está inserido, fazendo com o Agreste seja uma região bastante propícia para um forte engajamento em questões sustentáveis, principalmente no que diz respeito à água. Entretanto se faz necessário um envolvimento maior tanto da população, como das empresas e dos consumidores para que realmente possa ser enraizado um consumo consciente da água na nossa sociedade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38186
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OLIVEIRA, Dayse Noemia de.pdf815,94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons